P: Alma e Espírito são a mesma coisa?
R: Não.
Quando fizemos o catecismo, aprendemos que o ser humano era um ser composto de corpo, alma e espírito, conforme descrito em 1 Ts 5,23.
A pergunta acima surgiu pois kardecistas afirmam que espírito e alma são sinônimos. Significam a mesma coisa. E isto não é verdade. O nosso saudoso D. Estevão Bettencourt respondeu a mesma questão e é interessante reproduzir sua resposta e comentá-la.
Espírito é um ser incorpóreo dotado de inteligência e vontade. Existem três modalidades de espírito: o não criado, que é Deus, os criados para viver sem corpo (os anjos) e os criados para se aperfeiçoar no corpo, que é a alma humana ou intelectiva ( de intelecto).
Quando explicamos a alma humana filosoficamente, assim nos expressamos: "Biblicamente falando, como está em 1 Ts 5,23; o ser humano é composto de corpo, alma e espírito.
A alma seria a inteligência e a vontade, com sua paixão. O espírito seria a dimensão transcendente com Deus, sua íntima relação filial com o Criador. De qualquer forma, segundo a tese supracitada e examinada, a alma humana é espiritual, está além da matéria, é criada por Deus e necessariamente imortal e incorruptível, sendo infundida ao corpo humano quando este já está suficientemente disposto."
D. Estevão prossegue explicando que o conceito de espírito é mais amplo, abrangendo o de alma humana. Para ele, o homem é composto de corpo material e alma espiritual (como explanamos na parte em negrito assinalada) e a tricotomia "corpo, alma e espírito" proposta por São Paulo em 1 Ts 5,23 não pretendia ensinar antropologia, mas utilizar-se de uma expressão platônica.
Como já falamos há algum tempo atrás, afirmamos que biblicamente falando, o ser humano seria composto de corpo, alma e espírito, mas observamos que a alma é espiritual. A alma humana manifesta-se com inteligência e vontade, qualidades inerentes ao ser incorpóreo (espírito), segundo D. Estevão. Isto significa dizer que podemos continuar nos expressando como está em 1 Ts 5,23; pois, afinal, trata-se de uma passagem bíblica! Uma frase da palavra de Deus! Entretanto, devemos entender que alma e espírito estão intimamente ligados, mas não significam a mesma coisa, como podemos ver em Hb 4,12: “Pois a Palavra de Deus é viva, eficaz e mais penetrante do que qualquer espada de dois gumes; penetra até dividir alma e espírito...”
Espírito é um conceito maior, e, significativamente falando, engloba a alma (apesar da tripartição ajudar até em uma compreensão melhor), que é espiritual, ou seja, está além do material.
D. Estevão conclui dizendo que devemos entender alma como princípio vital. Observou também que é aceitável dizer que plantas e animais infra-humanos possuem almas. Contudo, por se tratarem de alma de seres irracionais esta alma - princípio vital - é material e mortal, enquanto a humana é espiritual, logo, imortal.
As coisas inanimadas são as que não têm alma. Os vegetais, que também têm vida, têm uma alma vegetativa (que faz as plantas viverem e crescerem). Os animais, por sua vez, têm uma alma sensitiva (mais perfeita que a vegetativa, pois os animais têm ademais uma sensibilidade física). Mas tanto a alma vegetativa quanto a sensitiva são puramente corpóreas e materiais, e portanto perecíveis. Não são espirituais. Chamando-se como vimos acima, de princípios vitais.
R: Não.
Quando fizemos o catecismo, aprendemos que o ser humano era um ser composto de corpo, alma e espírito, conforme descrito em 1 Ts 5,23.
A pergunta acima surgiu pois kardecistas afirmam que espírito e alma são sinônimos. Significam a mesma coisa. E isto não é verdade. O nosso saudoso D. Estevão Bettencourt respondeu a mesma questão e é interessante reproduzir sua resposta e comentá-la.
Espírito é um ser incorpóreo dotado de inteligência e vontade. Existem três modalidades de espírito: o não criado, que é Deus, os criados para viver sem corpo (os anjos) e os criados para se aperfeiçoar no corpo, que é a alma humana ou intelectiva ( de intelecto).
Quando explicamos a alma humana filosoficamente, assim nos expressamos: "Biblicamente falando, como está em 1 Ts 5,23; o ser humano é composto de corpo, alma e espírito.
A alma seria a inteligência e a vontade, com sua paixão. O espírito seria a dimensão transcendente com Deus, sua íntima relação filial com o Criador. De qualquer forma, segundo a tese supracitada e examinada, a alma humana é espiritual, está além da matéria, é criada por Deus e necessariamente imortal e incorruptível, sendo infundida ao corpo humano quando este já está suficientemente disposto."
D. Estevão prossegue explicando que o conceito de espírito é mais amplo, abrangendo o de alma humana. Para ele, o homem é composto de corpo material e alma espiritual (como explanamos na parte em negrito assinalada) e a tricotomia "corpo, alma e espírito" proposta por São Paulo em 1 Ts 5,23 não pretendia ensinar antropologia, mas utilizar-se de uma expressão platônica.
Como já falamos há algum tempo atrás, afirmamos que biblicamente falando, o ser humano seria composto de corpo, alma e espírito, mas observamos que a alma é espiritual. A alma humana manifesta-se com inteligência e vontade, qualidades inerentes ao ser incorpóreo (espírito), segundo D. Estevão. Isto significa dizer que podemos continuar nos expressando como está em 1 Ts 5,23; pois, afinal, trata-se de uma passagem bíblica! Uma frase da palavra de Deus! Entretanto, devemos entender que alma e espírito estão intimamente ligados, mas não significam a mesma coisa, como podemos ver em Hb 4,12: “Pois a Palavra de Deus é viva, eficaz e mais penetrante do que qualquer espada de dois gumes; penetra até dividir alma e espírito...”
Espírito é um conceito maior, e, significativamente falando, engloba a alma (apesar da tripartição ajudar até em uma compreensão melhor), que é espiritual, ou seja, está além do material.
D. Estevão conclui dizendo que devemos entender alma como princípio vital. Observou também que é aceitável dizer que plantas e animais infra-humanos possuem almas. Contudo, por se tratarem de alma de seres irracionais esta alma - princípio vital - é material e mortal, enquanto a humana é espiritual, logo, imortal.
As coisas inanimadas são as que não têm alma. Os vegetais, que também têm vida, têm uma alma vegetativa (que faz as plantas viverem e crescerem). Os animais, por sua vez, têm uma alma sensitiva (mais perfeita que a vegetativa, pois os animais têm ademais uma sensibilidade física). Mas tanto a alma vegetativa quanto a sensitiva são puramente corpóreas e materiais, e portanto perecíveis. Não são espirituais. Chamando-se como vimos acima, de princípios vitais.