APRESENTAÇÃO

Prezados amigos e amigas,

Em primeiro lugar sejam muito bem-vindos ao nosso blog.

Essa nossa iniciativa tem por finalidade ser um canal de comunicação com todos aqueles que se interessarem e quiserem trocar idéias sobre diversos assuntos ligados à nossa querida Igreja Católica (sua doutrina, assuntos polêmicos, estudo e formação etc).
Vamos juntos alicerçar a nossa fé, naquele que é " O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA".

Fiquem com a Paz de Jesus Cristo e o Amor de Nossa Senhora.

Um grande abraço a todos.

José Vicente Ucha Campos
Contato: jvucampos@gmail.com

quarta-feira, 15 de junho de 2011

ESCAPULÁRIO

P: Para que serve o Escapulário?
R:
Ao olharmos para a história da Igreja encontramos uma linda página marcada pelos homens de Deus, mas também pela dor, fervor e amor a Virgem Mãe de Deus. É a história da Ordem dos Carmelitas, da qual testemunha o cardeal Piazza: “O Carmo existe para Maria e Maria é tudo para o Carmelo, na sua origem e na sua história, na sua vida de lutas e de triunfos, na sua vida interior e espiritual”.
Carmelo é o nome de uma famosa montanha que fica na Palestina, em Israel, donde o profeta Elias e o sucessor Elizeu fizeram história com Deus e com Nossa Senhora, que foi pré-figurada por Elias, numa pequena nuvem (cf 1 Rs 18, 20-45).
A Ordem dos Carmelitas surgiu, então por iniciativa de alguns eremitas que resolveram ter uma vida reservada e construíram, então, no Monte Carmelo, uma capela dedicada a Nossa Senhora. Nascia ali a Ordem dos Irmãos da Bem-Aventurada Virgem Maria do Monte Carmelo, posteriormente Ordem dos Carmelitas.
Os profetas Elias e Eliseu, tiveram “participação” importante na obra Carmelita, que só vingou devido à intervenção de Maria, pois a parte dos monges do Carmelo que sobreviveu à perseguição dos mulçumanos (século XII), chegou fugida na Europa e elegeu Simão Stock (hoje São Simão Stock), como seu superior geral.
Também na Europa a ordem dos Carmelitas começou a ser perseguida, quando Simão, no dia 16 de julho de 1251 em seu convento na Inglaterra, intercedendo com o Terço à Nossa Senhora, recebe a aparição da Mãe de Deus, com o menino Jesus nos braços e rodeada de anjos, e que trazia nas mãos um escapulário e disse-lhe: “Recebe, meu filho, este escapulário da tua ordem, que será o penhor do privilégio que eu alcancei para ti e para todos os filhos do Carmo. Todo o que morrer com este escapulário, será preservado do fogo eterno”.
Diversos Papas em toda a história da Igreja, além de usarem o escapulário do Carmo, aconselhavam que os fiéis o usassem.
É impressionante o fato narrado na vida de São João Maria Vianey. Ele confessava uma moça. Entre outras perguntas, propôs o Santo esta:
-”Não lembras daquele baile em que entrou um rapaz muito elegante e começou a dançar com as outras moças?”
-“Sim”.
- “Lembra-te que vendo-o não te convidar, te sentiste desprezada?” “Não te lembras que ao sair ele do salão, parecia-te vê-lo andar sobre as chispas azuis?” “Pois bem, aquele rapaz era o demônio, e não se aproximou de ti porque trazias o escapulário. Feliz companhia de Nossa Senhora”.

Esses são os privilégios dos que usam o Escapulário do Carmo de forma piedosa:
1- Quem morrer com o Santo Escapulário do Carmo não padecerá o fogo do inferno;
2- A Virgem do Carmo livrará o quanto antes, principalmente no sábado depois da morte, à quantos forem ao purgatório morrendo com o Escapulário;

3- O Escapulário do Carmo é salvação em todos os perigos, pela Virgem Santíssima do Carmo;

4- Cada vez que se beija o Escapulário, ganham - se 500 dias de indulgência;

5- O Escapulário é sinal de irmandade da Virgem Maria;

6- O Escapulário do Carmo é sinal de paz e do pacto sempre terno de concórdia, garantido por Maria Santíssima;

7- O Escapulário é sinal de salvação, pela Virgem Maria;

8- O Escapulário do Carmo está enriquecido pela Igreja com inúmeras indulgências;

9- O Escapulário do Carmo é um meio simples e prático de honrar à Virgem Maria;

10- O Escapulário do Carmo é garantia de preservação da fé e da firmeza na devoção à Virgem Maria, devoção que por sua vez é sinal de predestinação.

As condições para lucrar estes privilégios são: Trazer sempre o pequeno Escapulário, guardar castidade, conforme o seu estado (casado, solteiro ou viúvo) e cumprir as penitências e orações prescritas pelo padre que fará a imposição do Escapulário; ele deverá ter uma autorização especial da Ordem para fazer a imposição que seria a benção da pessoa com o primeiro Escapulário o qual pode ser adquirido na Igreja ligada à ordem carmelita ou na Igreja de Nossa Senhora do Carmo.
Vale ressaltar que o escapulário não serve como carta-branca para pecarmos, e nem é amuleto ou algo para tirar mau olhado ou coisa parecida. É um sacramental que nos permite lembrar que devemos ter uma vivência cristã e assim, alcançar a graça de uma boa morte, como nos prometeu a Mãe de Deus.