APRESENTAÇÃO

Prezados amigos e amigas,

Em primeiro lugar sejam muito bem-vindos ao nosso blog.

Essa nossa iniciativa tem por finalidade ser um canal de comunicação com todos aqueles que se interessarem e quiserem trocar idéias sobre diversos assuntos ligados à nossa querida Igreja Católica (sua doutrina, assuntos polêmicos, estudo e formação etc).
Vamos juntos alicerçar a nossa fé, naquele que é " O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA".

Fiquem com a Paz de Jesus Cristo e o Amor de Nossa Senhora.

Um grande abraço a todos.

José Vicente Ucha Campos
Contato: jvucampos@gmail.com

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

MAÇONARIA

P: Pode um católico pertencer a maçonaria?
R:
Não.
A maçonaria professa idéias que são totalmente contrárias a doutrina da Igreja Católica, vejamos algumas:
- A maçonaria aceita qualquer livro sagrado, de acordo com o país em que esteja e as religiões que professam, seja a Bíblia, o Alcorão, o Torá, os Vedas etc. Ao invés disso, a Igreja Católica tem como único e verdadeiro Livro Sagrado , a Bíblia Sagrada, o Livro inspirado por Deus. Dessa forma a maçonaria aceita que existam outros deuses que não o único e verdadeiro Deus, Jesus Cristo. O nosso Deus. Tendo um conceito de Deus, diferente daquele que
professamos na nossa Igreja.
- A maçonaria não aceita os dogmas e os sacramentos da Igreja Católica.
- A maçonaria estimula o sincretismo religioso, isto é, a mistura das mais diferentes crenças.
- A maçonaria compara a Igreja Católica a uma seita.
- A maçonaria não aceita a existência do purgatório, do céu ou do inferno.
- O conceito maçônico do grande arquiteto do universo é “deísta”, ou seja, um Deus que não seria um ser pessoal, espiritual, mas sim, um ser neutro, um “algo” e que mantém-se afastado do Homem.

Por tudo isso e muito mais, a Igreja Católica não aceita que católicos pertençam a maçonaria, existindo diversos documentos da nossa Igreja que ratificam essa posição, inclusive considerando pecado grave quando um católico frequenta a maçonaria, impedindo-o dessa forma de receber a Sagrada Comunhão.
Por fim,a Sagrada Congregação para a Doutrina da Fé, em 26.11.83, publicou a seguinte declaração: “Permanece imutável o parecer negativo da Igreja a respeito das Associações Maçônicas, pois os seus princípios foram sempre considerados inconciliáveis com a doutrina da Igreja Católica, por isso, permanece proibida a inscrição nelas. Os fiéis que pertencem as Associações Maçônicas, estão em pecado grave e não podem aproximar-se da sagrada comunhão. Não compete as autoridades eclesiásticas locais pronunciar-se sobre a natureza das Associações Maçônicas com juízo que implique derrogação de quanto foi acima estabelecido”. (cf. AAS 73, 1981, pp.240-241).