APRESENTAÇÃO

Prezados amigos e amigas,

Em primeiro lugar sejam muito bem-vindos ao nosso blog.

Essa nossa iniciativa tem por finalidade ser um canal de comunicação com todos aqueles que se interessarem e quiserem trocar idéias sobre diversos assuntos ligados à nossa querida Igreja Católica (sua doutrina, assuntos polêmicos, estudo e formação etc).
Vamos juntos alicerçar a nossa fé, naquele que é " O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA".

Fiquem com a Paz de Jesus Cristo e o Amor de Nossa Senhora.

Um grande abraço a todos.

José Vicente Ucha Campos
Contato: jvucampos@gmail.com

sábado, 15 de janeiro de 2011

MORTE

P: Por que morremos?
R:
A morte chegou ao mundo através do pecado.
Como se diz por aí: “A morte é o salário do pecado”.
Nós não fomos criados por Deus para morrermos, mas, pela má utilização do nosso livre arbítrio, desde os tempos de Adão e Eva, quando o ser humano quis ser independente de Deus, ou seja, ser auto-suficiente e dessa forma não precisar de Deus. E mais, quis ser como o próprio Deus, aí recaiu sobre a humanidade o pecado. E como consequência disso , a morte.
Dessa forma a morte é a única certeza absoluta que temos do nosso futuro; pois todos iremos morrer um dia.
Muitas pessoas culpam Deus pela morte de um ente querido, de um familiar etc. Principalmente quando acontece uma tragédia. Normalmente falam: “Por que Deus fez isso comigo? Por que Deus tirou a vida de fulano ou fulana?” E por aí em diante. Essas pessoas é claro muitas vezes falam isso num momento de tristeza profunda ou mesmo de grande emoção, sem pensarem muito no que estão falando, pois Deus não tem culpa da nossa morte. Ele não queria que morrêssemos. Fomos nós, como acabei de falar acima, que procuramos a morte, quando resolvemos nos rebelar contra o amor de Deus, e pecamos.
Dessa forma, não adianta lutar contra a morte. E sim, aceitá-la.
Não devemos ter medo de morrer, mas sim, medo de não vivermos de acordo com os ensinamentos de Jesus , pois se assim o fizermos corremos o risco de quando morrermos não termos direito de irmos para o paraíso. Esse sim deve ser o nosso receio. O que torna a morte má? O pecado. Então é ele que devemos evitar! E assim, não temer a morte.
Para nós cristãos católicos, a morte deve ser encarada com naturalidade, pois é o momento em que partimos dessa vida, que é passageira, para nos encontrarmos definitivamente com Deus, face a face, como nos diz São Paulo.
É através da nossa morte que nascemos para a vida eterna, na plenitude da felicidade, ao lado de Deus.
A nossa vida pode ser comparada a um grão, que para crescer e se tornar uma grande árvore, tem, antes, que secar, ser enterrado na terra e aí sim, brotar, crescer e frutificar. O ser humano é parecido, pois precisa morrer, para nascer e florescer na vida eterna, no paraíso celeste, junto aos anjos e santos de Deus e vendo-o face a face. Aí conheceremos a plena felicidade, pois tudo o que sonhamos de perfeito, de santo, de alegria, de plena realização e de felicidade plena e completa, nós encontraremos após a nossa morte, quando estivermos no céu, ao lado da Santíssima Trindade, de Nossa Senhora, de todos os anjos e santos de Deus.
Por isso queridos amigos e amigas, ao invés de terem medo da morte, cuidem bem de suas vidas para vivê-las de acordo com os ensinamentos de Jesus, baseadas no amor ao próximo e na justiça. Assim podem ter certeza que a felicidade de vocês será plena, no paraíso.
Fiquem com Deus.