APRESENTAÇÃO

Prezados amigos e amigas,

Em primeiro lugar sejam muito bem-vindos ao nosso blog.

Essa nossa iniciativa tem por finalidade ser um canal de comunicação com todos aqueles que se interessarem e quiserem trocar idéias sobre diversos assuntos ligados à nossa querida Igreja Católica (sua doutrina, assuntos polêmicos, estudo e formação etc).
Vamos juntos alicerçar a nossa fé, naquele que é " O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA".

Fiquem com a Paz de Jesus Cristo e o Amor de Nossa Senhora.

Um grande abraço a todos.

José Vicente Ucha Campos
Contato: jvucampos@gmail.com

quinta-feira, 1 de julho de 2010

TERÇO MARIANO

P: Como devemos rezar o terço?
R:
Não existe outro caminho da oração cristã, senão Cristo.
Seja a nossa oração comunitária ou pessoal, vocal ou interior, ela só tem acesso ao Pai se orarmos “em nome” de Jesus. A Santa Humanidade de Jesus, é, portanto, o caminho pelo qual o Espírito Santo nos ensina a orar a Deus, nosso Pai. (CIC2664)
Desta forma a oração do Terço, deve ser feita à Jesus Cristo, por meio de Maria, Nossa Mãezinha. Daí, devemos ter muito cuidado ao rezarmos o terço, para que não o façamos meramente como um momento de repetição descompromissada de Ave-Marias. Se assim o fizermos, estaremos caindo na oração multiplicativa de palavras, condenada por Jesus Cristo.
Para aqueles que rezam o terço dessa forma, provavelmente estão esquecendo que o substancial do terço é a meditação ou contemplação dos mistérios de Cristo. Portanto evitemos a mera e simples repetição de Ave-Marias. É por causa dessa prática, que muitas pessoas quando rezam o terço, sentem uma grande monotonia, que as afastam desse grande momento que nos possibilita estarmos mais perto de Deus e de sua Mãe, Nossa Senhora.
O Terço era originalmente a terça parte do Santo Rosário, que atualmente compreende a meditação dos vinte mistérios da Fé Católica, divididos em quatro grupos de cinco mistérios – denominados ainda como Terço - e nos leva diariamente ao estudo e meditação profunda da Palavra Sagrada da Bíblia e das passagens mais importantes do Evangelho.
Aos mistérios originais, recentemente o Papa João Paulo II instituiu novas meditações, sendo que os mistérios do Santo Rosário são agora, os: Gozosos, Dolorosos, Gloriosos e os Mistérios de Luz.
Rezar o Terço diariamente nos fortalece na fé em Deus, Jesus, Espírito Santo e na Santa Virgem Maria, sempre tão presente em nossas vidas.
A Santa Igreja sempre nos ensinou que o Terço é uma oração completa, pois abrange a oração vocal, a meditação e a contemplação dos mistérios de Deus.
Nossa Senhora, nossa Mãe, em todas as ocasiões em que se dignou aparecer aos seus mais humildes filhos (La Salette, Lourdes, Fátima) sempre insistiu para que rezássemos todos os dias o santo Terço.
Se é verdade que algumas pessoas encontram certa dificuldade em rezá-lo, também é certo que aquelas que conseguiram vencer estas dificuldades testemunham da riqueza de graças que descobriram ao passar a rezá-lo com freqüência. Nada mais saudável para as famílias do que reunir os filhos em torno da imagem de Nossa Senhora para dirigir a Ela nossas súplicas, no meio de tantas necessidades e perigos.
Por isso, queridos amigos e amigas, vamos lutar para que a partir de agora, aqueles que ainda não tem esse hábito saudável e de grande piedade, passem a rezar diariamente o terço em suas casas, e se possível, com toda a família. Só assim, como a nossa própria Mãezinha nos diz, conseguiremos a tão esperada e almejada, paz no mundo e nas famílias.