APRESENTAÇÃO

Prezados amigos e amigas,

Em primeiro lugar sejam muito bem-vindos ao nosso blog.

Essa nossa iniciativa tem por finalidade ser um canal de comunicação com todos aqueles que se interessarem e quiserem trocar idéias sobre diversos assuntos ligados à nossa querida Igreja Católica (sua doutrina, assuntos polêmicos, estudo e formação etc).
Vamos juntos alicerçar a nossa fé, naquele que é " O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA".

Fiquem com a Paz de Jesus Cristo e o Amor de Nossa Senhora.

Um grande abraço a todos.

José Vicente Ucha Campos
Contato: jvucampos@gmail.com

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

A MISERICÓRDIA DE DEUS

P: O que você entende por "MISERICÓRDIA DE DEUS" ?
R: Em primeiro lugar é importante relacionar misericórdia com amor, pois não há misericórdia se não existir amor, ou ainda, só é misericordioso quem sente amor pelo outro.

Daí dizermos que Deus é misericordioso, pois Deus é amor, e nos ama tanto que esse amor transborda em abundante misericórdia por todos os seus filhos, sem distinção.

O dicionário nos dá a seguinte definição: "Misericórdia é tratar com compaixão um inimigo". O homem está numa condição de miséria por causa de sua rebelião contra Deus e merece punição. Entendemos o significado de misericórdia quando o acusado joga-se à misericórdia do juiz. Isto significa que ele é culpado e não tem mérito com que apelar à lei. Esta é a condição exata em que nós nos achamos diante do tribunal de Deus. A misericórdia é a nossa única esperança.

O misericordioso é aquele que tem espaço interior para acolher a vida, as pessoas. Deus tem materna Misericórdia. Todos fomos gerados em seu divino ‘útero’. Ser misericordioso como Deus é ter espaço no coração para os irmãos.

A MISERICÓRDIA E A GRAÇA

Misericórdia e Graça têm muito em comum, mas existem sombras de diferença entre elas. A graça pode ser exercida onde não há pecado; já a misericórdia é mostrada somente aos pecadores. A distinção é vista na maneira como Deus tratou os anjos não caídos. Deus nunca exerceu misericórdia para com eles, pois nunca pecaram, e portanto não estão em estado de miséria. Mas eles são objetos da graça. Foi pela graça que Deus os escolheu em meio a toda a raça angélica. (1 Timóteo 5:21); Foi em graça que Ele lhes deu tais serviços tão honrosos. (Hebreus 1:19); Foi pela graça que Deus pôs Cristo como o Cabeça deles. ( 1 Pedro 3:22).

Deus tratou com os anjos em Graça, pois eles não mereciam Seu favor. Se anjos santos não podem merecer Seus favores, que esperança há para o homem pecaminoso?

No Diário de Santa Faustina, Deus nos diz que, quanto maior o pecador, maiores são os acessos para ele alcançar a misericórdia de Deus.

O CIC (1847/48) nos diz: "Deus, que nos criou sem nós, não quis salvar-nos sem nós» (87). O acolhimento da sua misericórdia exige de nós a confissão das nossas faltas. «Se dizemos que não temos pecado, enganamo-nos, e a verdade não está em nós. Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e para nos purificar de toda a maldade» (1 Jo 1, 8-9)".

"Como afirma São Paulo: «Onde abundou o pecado, superabundou a graça»."

MISERICÓRDIA E AMOR

A misericórdia e o amor são distinguidos nas Escrituras. O amor pode ser dirigido a um semelhante; a misericórdia somente existe entre um superior e um inferior.

A misericórdia não vai além de dar alívio; já o amor nos predestinou para adoção como filhos.

A misericórdia pode fazer um rei perdoar um traidor; era necessário haver amor para este rei adotar este traidor como seu próprio filho.

MISERICÓRDIA E PACIÊNCIA

Há também uma distinção entre misericórdia e paciência. Há uma misericórdia geral de Deus que se assemelha a paciência. Tal misericórdia é temporária e se aplica a todas as suas obras. Salmo 145:9. Esta misericórdia pertence à Sua natureza essencial pela qual Ele provê as necessidades de Sua criação inteira, fazendo o sol levantar-se sobre o mau e o bom, e manda a chuva sobre o justo e o injusto. Mateus 5:45. Mas Sua misericórdia do concerto é exercida soberanamente por meio de Cristo e é eterna.

A MISERICÓRDIA DE DEUS

Misericórdia faz parte da própria essência divina. Foi pela misericórdia que o Pai nos criou, nos perdoou e nos deu o caminho para a remissão. Foi pela misericórdia que Jesus deu a Si mesmo por nós.

Mas o que vem a ser então a Misericórdia de Deus?

A maior demonstração da misericórdia de Deus por nós, foi a Sua Paixão, Morte e Ressurreição, pois despojando-se de toda a Sua Divindade, se fez Homem, foi torturado, massacrado e morto, assumindo sobre seus ombros o peso de todos os pecados da humanidade; e ressurgindo dos mortos ao terceiro dia, nos permitiu também ganharmos a salvação eterna.

A misericórdia de Deus é a resposta carinhosa, amorosa e compassiva de Deus aos nossos sofrimentos, angústias e pecados. É a resposta paternal de um pai que ama sem medidas aos seus filhos, livrando-os assim de seus sofrimentos, sejam quais forem.

O ser humano, sempre deverá solicitar a misericórdia de Deus em todos os momentos de sua vida, pois por merecimento próprio, nunca conseguiríamos ser atendidos por Deus em socorro aos nossos sofrimentos, angústias e perdão dos pecados; e, muito menos ainda mereceríamos o direito de ser salvos para a vida eterna;  a não ser pela grande misericórdia de Deus.

A misericórdia de Deus por nós é infinita e imensurável. Mas, nós não temos direito adquirido a ter a misericórdia de Deus, pois para isso deveríamos estar num grau de santidade que jamais atingiríamos aqui na terra, e aí, já não precisaríamos mais da misericórdia. Então, para recebermos a misericórdia de Deus, devemos implorá-la ao Senhor, com toda a humildade e fé.

Deus não predestina ninguém para o Inferno (634). Para ter semelhante destino, é preciso haver uma aversão voluntária a Deus (pecado mortal) e persistir nela até ao fim. Na liturgia eucarística e nas orações quotidianas dos seus fiéis, a Igreja implora a misericórdia de Deus,«que não quer que ninguém pereça, mas que todos se convertam». (2 Pe 3, 9) (CIC 1037)

Quando imploramos a misericórdia de Deus, Ele, na sua infinita bondade e amor, recolhe as nossas dificuldades, sofrimentos, angústias e pecados, e coloca tudo ao lado de Seu coração amoroso e misericordioso, aliviando dessa forma nosso sofrimento e nos fazendo sentir a verdadeira felicidade de sermos atendidos por Ele e de sermos considerados seus filhos.

A misericórdia de Deus é descrita em vários lugares das Sagradas Escrituras e de maneiras diversas, como por exemplo:  Sua misericórdia é grande (1 Reis 3:6), é suficiente (Salmo 86:5), é terna (Lucas l:78), é abundante (1 Pedro 1:3), é rica (Efésios 2:4), é eterna (Salmo 103:17).

É tão grande consolação sabermos que Deus é tão abundante e rico exatamente no que necessitamos como pobres pecadores.

Não é surpresa que o Salmista diga: "Cantarei a tua força; pela manhã louvarei com alegria a tua misericórdia". Salmo 59:16.

É muito bom e reconfortante sentir que Deus nos ama e se preocupa conosco, e de modo tão especial, como se só existíssemos nós sobre a face da terra.

TAMBÉM DEVEMOS SER MISERICORDIOSOS

É nas obras de Cristo que devemos nos espelhar para  bem proceder como cristãos, socorrendo nosso próximo em suas necessidades corporais e espirituais. Todo cristão, do mais abastado ao mais carente, deve ser um reflexo da misericórdia de Deus. Ainda que lhe faltem meios materiais para ajudar ao próximo, nunca lhe deverá faltar o ânimo para imitar a Cristo.

O perdão do pecado e o restabelecimento da comunhão com Deus trazem consigo a abolição das penas eternas do pecado. Mas subsistem as penas temporais.

O cristão deve esforçar-se por aceitar, como uma graça, estas penas temporais do pecado, suportando pacientemente os sofrimentos e as provações de toda a espécie e, chegada a hora, enfrentando serenamente a morte: deve aplicar-se, através de obras de misericórdia e de caridade, bem como pela oração e pelas diferentes práticas da penitência, a despojar-se completamente do «homem velho» e a revestir-se do «homem novo» (83).(CIC 1473)

ORAÇÃO DA DIVINA MISERICÓRDIA

Jesus, diante de vosso coração aberto, de onde jorraram sangue e água, fonte da Divina Misericórdia por nós pecadores. Venho a Vós com os vasos da confiança clamar as graças, dons e virtudes desta Santa devoção. Eu quero passar pelo Teu lado aberto de amor por mim, todos os meus pecados, minhas feridas emocionais e físicas, toda carência e depressão, pois tenho a certeza, que passando pelo teu coração serei uma Nova Criatura. Que os raios claros da Tua Divina Misericórdia, Sangue e Água dissipem toda treva em mim, traga-me o perdão e a paz, a graça da conversão e da retenção eterna. Refugiar-me no abismo da Salvação onde nenhum inimigo conseguirá me alcançar nenhuma tentação e todo mal será ali neutralizo. Quero passar pela Tua misericórdia os meus medos, duvidas, minha vida financeira, todo sentimento de desespero e fracasso, também todas as pessoas que fazem parte da minha vida, eu as confio a vós, na certeza de que experimentarão o Amor de Deus. Vós morrestes Jesus, mas uma fonte de vida jorrou para as almas, e um mar de misericórdia se abriu para o mundo inteiro. Ó Fonte de Vida, Misericórdia Divina inescrutável, envolvei o mundo todo e derramai-vos sobre nós. Acendei em nossos corações a chama de Vosso amor pelo Espírito Santo Senhor, a esperança, a certeza de que tudo pode ser mudado pela oração, que eu possa dizer em todos os momentos de minha vida: Jesus, eu confio em vós!

O TERÇO DA DIVINA MISERICÓRDIA

Reze agora o Terço da Misericórdia e coloque-se nas mãos de Deus!

Explicação do Terço:

Palavras de Jesus: "As almas que rezarem este terço serão envolvidas pela minha misericórdia, durante a sua vida e, de modo particular, na hora da morte".

Disse Jesus a irmã Faustina:

 “Oh! que grandes graças concederei às almas que recitarem  esse Terço.

(…) Anota estas palavras, Minha filha, fala ao mundo da Minha misericórdia, que toda a humanidade conheça a Minha insondável misericórdia. Este é o sinal para os últimos tempos; depois dele virá o dia da justiça. Enquanto é tempo, recorram à fonte da Minha misericórdia, tirem proveito do Sangue e da Àgua que jorraram para eles.” (Diário, 848) .

“Recita, sem cessar, este Terço que te ensinei. Todo aquele que o recitar alcançará grande misericórdia na hora da sua morte. Os sacerdotes o recomendarão aos pecadores como a última tábua de salvação. Ainda que o pecador seja o mais endurecido, se recitar este Terço uma só vez, alcançará a graça da Minha infinita misericórdia.” (Diário, 687).

“Às três horas da tarde, implora à Minha Misericórdia, de modo particular pelos pecadores e, ao menos por um breve tempo, reflete sobre a Minha Paixão, especialmente sobre o abandono em que Me encontrei no momento da agonia. Esta é a Hora de grande misericórdia para o mundo inteiro. Permitirei que penetres na Minha tristeza mortal. Nessa hora nada negarei à alma que Me pedir pela Minha Paixão.”( Diário, 1320).

Oração do Terço:

Pai-Nosso…
Ave-Maria…
Creio…


Nas contas grandes do Pai-Nosso, reza-se:
Eterno Pai, eu Vos ofereço o Corpo e Sangue, Alma e Divindade de Vosso diletíssimo Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo, em expiação dos nossos pecados e os do mundo inteiro.


Nas contas pequenas das Ave-Marias, reza-se:
Pela Sua dolorosa Paixão, tende misericórdia de nós e do mundo inteiro. (10 vezes)


Ao final das Ave-Marias,  reza-se:
Ó sangue e água que jorrastes do coração de Jesus, como fonte de misericórdia para nós, eu confio em vós.


Ao final do terço, reza-se:
Deus Santo, Deus Forte, Deus Imortal, tende piedade de nós e do mundo inteiro. (3 vezes)

Por: José Vicente Ucha Campos

Referências:
Blog Canção Nova

Catecismo da Igreja Católica