APRESENTAÇÃO

Prezados amigos e amigas,

Em primeiro lugar sejam muito bem-vindos ao nosso blog.

Essa nossa iniciativa tem por finalidade ser um canal de comunicação com todos aqueles que se interessarem e quiserem trocar idéias sobre diversos assuntos ligados à nossa querida Igreja Católica (sua doutrina, assuntos polêmicos, estudo e formação etc).
Vamos juntos alicerçar a nossa fé, naquele que é " O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA".

Fiquem com a Paz de Jesus Cristo e o Amor de Nossa Senhora.

Um grande abraço a todos.

José Vicente Ucha Campos
Contato: jvucampos@gmail.com

sexta-feira, 15 de abril de 2011

HORÓSCOPO

P: A Igreja católica aceita que eu leia ou acredite em horóscopo?
R: Horóscopo é uma tentativa de “previsão” do futuro de pessoas , de acontecimentos ou mesmo de países, realizada por astrólogos. A essa prática chamamos de astrologia, que nada mais é que uma antiga prática ocultista, em que se crê na influência dos astros nos acontecimentos da vida. A ciência já provou não existir nenhuma consistência nessa crença.
Existem muitas pessoas, e até muitos católicos, que infelizmente não saem de casa sem ler seu “horóscopo”. Uma pergunta muito comum entre essas pessoas é: Qual é o seu signo?
Queridos amigos, a Sagrada Escritura não deixa dúvidas sobre a não aceitação da prática da astrologia; como podemos ver em Dt 4,19: “Quando levantares os olhos para o céu, e vires o sol, a lua, as estrelas, e todo o exército dos céus, guarda-te de te prostrar diante deles e de render um culto a esses astros, que o Senhor, teu Deus, deu como partilha a todos os povos que vivem debaixo da céu”. Ou em Jr 10, 2-3: “Eis o que diz o Senhor: não imiteis o procedimento dos pagãos; nem temais os sinais celestes como os temem os pagãos, porquanto os deuses desses povos são apenas vaidade”. Ou ainda como em Dn 2, 27: “ Respondeu Daniel ao rei: nem sábios, nem mágicos, nem os feiticeiros, nem os astrólogos são capazes de revelar o que o rei pergunta. Mas há no céu um Deus que desvenda os mistérios”.
No Catecismo da Igreja Católica, no. 2116, encontramos a posição oficial e atual da Igreja para nós cristãos católicos:
“Todas as formas de adivinhação hão de ser rejeitadas: recurso a satanás ou aos demônios, evocação dos mortos ou outras práticas que erroneamente se supõem “descobrir” o futuro. A consulta aos horóscopos, a astrologia, a quiromancia, a interpretação de presságios e da sorte, os fenômenos de visão, o recurso a médiuns escondem uma vontade de poder sobre o tempo, sobre a história e finalmente sobre os homens, ao mesmo tempo que um desejo de ganhar para si os poderes ocultos. Estas práticas contradizem a honra e o respeito que, unidos ao amoroso temor, devemos exclusivamente a Deus”.
Queridos amigos e amigas, mais uma vez, vemos que todas essas práticas que sugerem nos dar todas as respostas e nos transformar em verdadeiros deuses, controlando o tempo, o futuro e até as pessoas, só servem como instrumentos do demônio para nos afastar do verdadeiro e único Deus, Jesus Cristo.
Quando alguma pessoa se prende ou se sente atraída por uma dessas práticas, e só consegue iniciar o seu dia após "consultar o seu horóscopo" para "saber como vai ser aquele dia, como deve se comportar, como deve se vestir, etc...  é porque está faltando algo maior em sua vida. Está faltando Deus. Aquele que verdadeiramente rege as nossas vidas, mas, não como bonecos ou fantoches, mas, nos dando a liberdade, o LIVRE ARBÍTRIO.

Por isso quando se sentir atraído por superstições, práticas exotéricas ou outras, volte seu olhar para Deus, procure-O. Confie Nele, pois só Ele é o nosso verdadeiro amigo de todas as horas, mesmo nas mais difíceis e confusas. É Nele que devemos depositar a nossa confiança, a nossa vida e o nosso futuro. E, entregando tudo a Ele, não precisamos nos preocupar com mais nada, a não ser viver os Seus ensinamentos.
Que Deus os abençoe!