APRESENTAÇÃO

Prezados amigos e amigas,

Em primeiro lugar sejam muito bem-vindos ao nosso blog.

Essa nossa iniciativa tem por finalidade ser um canal de comunicação com todos aqueles que se interessarem e quiserem trocar idéias sobre diversos assuntos ligados à nossa querida Igreja Católica (sua doutrina, assuntos polêmicos, estudo e formação etc).
Vamos juntos alicerçar a nossa fé, naquele que é " O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA".

Fiquem com a Paz de Jesus Cristo e o Amor de Nossa Senhora.

Um grande abraço a todos.

José Vicente Ucha Campos
Contato: jvucampos@gmail.com

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

PIERCING

P: É pecado colocar piercing ?
R:
A prática de se usar piercing é muito antiga, chegando até a modernidade e com uma grande ênfase nos dias atuais. À primeira vista tem-se a impressão de tratar-se de mais uma moda inocente. Aí está o grave engano. Por trás desses pequenos adornos encontra-se uma sutil cilada da atual onda esotérica.

O que os jovens muitas vezes não se preocupam é em saber qual a verdadeira filosofia por trás dessa “onda” ou “modismo”. E é nesse aspecto que vocês jovens devem prestar atenção para não se envolverem ou se sentirem atraídos por práticas de ocultismo, fúnebres ou mesmo de adoração ao demônio; pois muitas “tribos” ou grupos adotam esse tipo de prática associada a rituais que disfarçam verdadeiros cultos satânicos.

Vale ressaltar que as práticas de uso de adornos que infligem verdadeiras mutilações aos corpos de quem os usam, são condenadas pelas Sagradas Escrituras, como por exemplo podemos ver em Lv 19, 28: “Não fareis incisões na vossa carne por um morto, nem fareis figura alguma no vosso corpo. Eu sou o Senhor”. Vemos ainda na carta de São Pedro (1 Pd 3, 3-4): “Não seja vosso adorno o que aparece externamente: cabelos trançados, ornamentos de ouro, vestidos elegantes; mas tende aquele ornato interior e oculto ao coração, a pureza incorruptível de um espírito suave e pacífico, o que é precioso aos olhos de Deus”.


Dessa forma o cristão católico deve pensar muito antes de colocar um piercing em seu corpo, lembrando sempre que o nosso corpo é TEMPLO DO DIVINO ESPÍRITO SANTO, conforme podemos ver em 1 Cor 6, 19-20: “Ou não sabeis que o vosso corpo é templo do Espírito Santo, que habita em vós, o qual recebestes de Deus e que, por isso mesmo, já não vos pertenceis? Porque fostes comprados por um grande preço. Glorificai, pois, a Deus no vosso corpo”.


E se você jovem já tem um ou mais piercings irreversíveis colocados em seu corpo, e concluiu que cometeu um erro no passado, não se condene. Em Ef 2, 4-5, São Paulo apresenta uma palavra encorajadora: “Mas Deus, que é rico em misericórdia, impulsionado pelo grande amor com que nos amou, quando estávamos mortos por nossos pecados, deu-nos a vida juntamente com Cristo – é por graça que fostes salvos”.


Acho, queridos amigos e amigas, que temos coisas muito mais importantes para pensar e fazer em nossas vidas. Mas, se você ainda está na dúvida, procure um sacerdote e faça uma orientação espiritual com ele. Isso o ajudará muito.


Gostaríamos de dizer-lhes ainda queridos jovens, que não devemos radicalizar com relação a essa prática, pois existem adornos que a Igreja não os coloca nas categorias acima mencionadas, tais como os brincos utilizados pelas mulheres, desde que não exista nenhuma vinculação à práticas esotéricas ou satânicas.


No mais, rezem a Deus e ao Espírito Santo para dar-lhes discernimento e sabedoria para enfrentarem as tentações e dificuldades que aparecem em suas vidas.


Que Deus os abençoe!