APRESENTAÇÃO

Prezados amigos e amigas,

Em primeiro lugar sejam muito bem-vindos ao nosso blog.

Essa nossa iniciativa tem por finalidade ser um canal de comunicação com todos aqueles que se interessarem e quiserem trocar idéias sobre diversos assuntos ligados à nossa querida Igreja Católica (sua doutrina, assuntos polêmicos, estudo e formação etc).
Vamos juntos alicerçar a nossa fé, naquele que é " O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA".

Fiquem com a Paz de Jesus Cristo e o Amor de Nossa Senhora.

Um grande abraço a todos.

José Vicente Ucha Campos
Contato: jvucampos@gmail.com

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

PROTESTANTISMO

P: Como surgiu o protestantismo?
R:
O protestantismo surgiu do Cristianismo, através da Reforma Protestante iniciada no século XVI, pelo teólogo alemão, católico, Martinho Lutero.
Após deixar a Igreja Católica, Lutero com simpatia de diferentes setores da nobreza e dos camponeses, cria o luteranismo, que se difunde na Alemanha. As teses de Lutero encontram receptividade em outros países da Europa e acabam por gerar um movimento pela reforma da Igreja. O nome protestante é atribuído, na época, aos partidários da reforma, que protestaram contra a Dieta (Assembléia convocada pelos reis) de Espira, em 1529.
Apesar de perseguido pelo Vaticano, Lutero é amparado pela aristocracia, traduz a Bíblia para o alemão e funda uma nova igreja (Igreja Luterana). Ele abole a confissão obrigatória, o culto aos santos e à Virgem Maria, o jejum e o celibato clerical. Dos sete sacramentos da Igreja Católica, ele só passou a aceitar os do Batismo e da Eucaristia.
Nem todas as suas teses porém, são aceitas por seus aliados em outros países e, em razão disso, o protestantismo dá origem a diferentes correntes de pensamento teológico e ao nascimento de novas igrejas cristãs, como a dos seguidores do francês João Calvino (Presbiteriana) e do inglês John Wesley (Metodista).
Os protestantes, também chamados de evangélicos, dividem-se em três grandes grupos de afinidade teológica:
- O do Protestantismo Histórico, criado a partir da reforma de Lutero (Igreja Luterana, Presbiteriana, Episcopal Anglicana, Batista e Metodista).
- O Pentecostal, surgido no começo do século XX (entre as igrejas pentecostais tradicionais, destacam-se a: Congregação Cristã, Assembléia de Deus e a Igreja do Evangelho Quadrangular).
- E o Neopentecostal, o grupo mais recente (pertencem a esse grupo, as igrejas brasileiras: Universal do Reino de Deus, Sara Nossa Terra, Renascer em Cristo e centenas de outras).
- E ainda as igrejas denominadas: Cristãos Independentes. Formam um grupo específico dentro do protestantismo porque acreditam que a própria doutrina foi revelada por uma ação divina especial. As principais igrejas desse grupo são: a Adventista, a Mórmon e a Testemunha de Jeová.
Em algumas Igrejas tradicionais, oriundas do protestantismo histórico, seus membros não aceitam que outras igrejas, principalmente as neopentecostais se intitulem protestantes, nem mesmo evangélicas.
Vale ressaltar que embora devamos respeitar a espiritualidade das pessoas, suas escolhas religiosas e a fé que professam, somos cientes de que a única e verdadeira Igreja instituída pelo próprio Jesus Cristo, foi a Igreja Católica. A única que tem a sucessão apostólica. Por isso não devemos aceitar que católicos participem de cultos em igrejas de outras denominações, pois é na Igreja Católica que Cristo se oferece verdadeiramente em forma de pão e vinho, na Sagrada Eucaristia. Não existindo melhor forma de estar tão próximo do Senhor nosso Deus.