APRESENTAÇÃO

Prezados amigos e amigas,

Em primeiro lugar sejam muito bem-vindos ao nosso blog.

Essa nossa iniciativa tem por finalidade ser um canal de comunicação com todos aqueles que se interessarem e quiserem trocar idéias sobre diversos assuntos ligados à nossa querida Igreja Católica (sua doutrina, assuntos polêmicos, estudo e formação etc).
Vamos juntos alicerçar a nossa fé, naquele que é " O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA".

Fiquem com a Paz de Jesus Cristo e o Amor de Nossa Senhora.

Um grande abraço a todos.

José Vicente Ucha Campos
Contato: jvucampos@gmail.com

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

REENCARNAÇÃO

P: Pode um católico acreditar em reencarnação?
R:
Não.
A teoria da Reencarnação é totalmente contrária a doutrina da Igreja Católica, que tem como ponto fundamental a Ressurreição. E mais, se um católico acreditar em reencarnação ao invés da ressurreição, está pondo em dúvida a própria Ressurreição de Jesus Cristo; e isto, é uma grande heresia, pois estará afirmando que Jesus Cristo não ressuscitou e consequentemente permanece na mansão dos mortos, não tendo voltado ao Pai e consequentemente não está vivo entre nós. Isso contradiz toda a doutrina da Igreja Católica na sua concepção mais profunda, que é acreditar na nossa ressurreição após a morte, assim como Jesus Cristo ressuscitou dos mortos e está sentado à direita do Pai. Sem contar que estará pondo em dúvida o próprio Jesus e a sua missão redentora, pois Ele mesmo falou em Jo 11,25 : “Eu sou a ressurreição e a vida”. É aí que está fundamentada toda a Fé católica e a nossa Esperança. O próprio São Paulo nos ensina em 1 Cor 15, 12-14.20-22: “Ora, se se prega que Cristo ressuscitou dos mortos, como podem alguns dentre vós dizer que não há ressurreição dos mortos? Se não há ressurreição dos mortos, também Cristo não ressuscitou. E, se Cristo não ressuscitou, vazia é a nossa pregação, vazia também é a vossa fé. Mas não! Cristo ressuscitou dos mortos, primícias dos que adormeceram. Com efeito, visto que a morte veio por um homem, também por um homem vem a ressurreição dos mortos. Pois, assim como todos morrem em Adão, em Cristo todos receberão a vida”.
As Sagradas Escrituras, além dos trechos acima mencionados nos trazem diversas outras passagens que definitivamente afastam qualquer aceitação da reencarnação por nós católicos. Vejamos algumas: No livro dos Salmos por exemplo temos em Sl 38,14: “Afastai de mim a vossa ira para que eu tome alento, antes que me vá para não mais voltar”. Também no livro de Jó (Jó 10, 21-22) vemos esta afirmativa, quando ele ora durante o enfrentamento de uma terrível doença: “Antes que eu parta, para não mais voltar, ao tenebroso país das sombras da morte, opaca e sombria região, reino de sombra e de caos, onde a noite faz as vezes de claridade”. Vemos também no livro da sabedoria (Sb 16, 14): “Enquanto o homem, se pode matar por sua maldade, não pode fazer voltar o espírito uma vez saído, nem chamar de volta a alma que o Hades já recebeu”. Na carta aos Hebreus (Hb 9, 27) vemos : “está determinado que os homens morram uma só vez, e logo em seguida vem o juízo”. Também vemos no diálogo de Jesus e Marta, quando da morte de Lázaro (Jo 11, 21-24): “Então, disse Marta a Jesus: “Senhor, se estivesses aqui, meu irmão não teria morrido. Mas ainda agora sei que tudo o que pedires a Deus, ele te concederá”. Disse-lhe Jesus: “Teu irmão ressuscitará”. “Sei, disse Marta, que ele ressuscitará na ressurreição, no último dia!”
Então queridos amigos, católico que acredita em reencarnação, pode ser tudo, menos católico.
Fiquem com Deus!