APRESENTAÇÃO

Prezados amigos e amigas,

Em primeiro lugar sejam muito bem-vindos ao nosso blog.

Essa nossa iniciativa tem por finalidade ser um canal de comunicação com todos aqueles que se interessarem e quiserem trocar idéias sobre diversos assuntos ligados à nossa querida Igreja Católica (sua doutrina, assuntos polêmicos, estudo e formação etc).
Vamos juntos alicerçar a nossa fé, naquele que é " O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA".

Fiquem com a Paz de Jesus Cristo e o Amor de Nossa Senhora.

Um grande abraço a todos.

José Vicente Ucha Campos
Contato: jvucampos@gmail.com

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

RESSURREIÇÃO

P: Qual a diferença entre Ressurreição e Reencarnação?
R:
Ressurreição é o nosso nascer para a vida eterna, após a nossa morte. Só podemos ressuscitar porque o próprio Jesus Cristo ressuscitou da morte e nos deu essa grande graça, de como Ele, ressuscitarmos para a vida eterna.
Explicando melhor: a nossa morte, é consequência do pecado. Então se não houvesse a ressurreição, a nossa morte seria o final de tudo. Tudo estaria acabado. E algumas pessoas, principalmente as que se intitulam atéias, acreditam nisso, achando que a nossa vida se restringe a esse pouco tempo que passamos aqui na terra. Mas, pela graça e misericórdia de Jesus Cristo, Ele ao se deixar morrer por nós, desceu a mansão dos mortos e ressuscitou ao terceiro dia, vencendo definitivamente a morte e dessa forma nos concedeu tal graça de também nós ressuscitarmos; e assim vivermos por toda a eternidade usufruindo da plena felicidade de estar ao Seu lado e de toda a Santíssima Trindade, no paraíso.
O próprio Jesus Cristo nos disse em Jo 11, 25-26: “Eu sou a ressurreição. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá. E quem vive e crê em mim, jamais morrerá”.
Quando morremos, ocorre a separação da nossa alma do nosso corpo. O corpo cai na corrupção e é consumido pela terra, ao passo que nossa alma vai ao encontro de Deus, ficando a espera de ser novamente unida ao nosso corpo glorificado. Deus, em sua onipotência, restituirá definitivamente a vida incorruptível a nossos corpos, unindo-os as nossas almas, pela virtude da Ressurreição de Jesus Cristo.
Já a reencarnação, contradiz totalmente a ressurreição, pois prega que um mesmo espírito pode encarnar diversas vezes em vários outros corpos humanos, animais ou mesmo vegetais, até alcançar a perfeição.
Quem crê na reencarnação, no fundo está negando a Jesus, pois como vimos acima Ele mesmo disse: “Eu sou a ressurreição”. Então, não se pode crer aos mesmo tempo na reencarnação e na ressurreição. E católico verdadeiro crê na RESSURREIÇÃO. Se for ao contrário é melhor deixar de ser católico.
Nós que acreditamos em Jesus acreditamos que só Ele pode nos salvar, pela sua grande misericórdia e amor por nós e pela sua própria Ressurreição. Já quem crê na reencarnação, acredita que ao reencarnar várias vezes, têm suas dívidas devido aos seu pecados, perdoadas pela purificação conseguida pelas sucessivas reencarnações; e assim, estão salvos. Ou seja, não precisam de Jesus para se salvarem.
A reencarnação trás consigo uma série de interrogações, que a torna uma mera teoria sem nenhum fundamento, pois tem contra si a experiência universal de que ninguém se lembra em seu estado normal ou consciente de uma vida anterior a atual, nem do que fizeram de ruim, para que seja corrigido em cada reencarnação. O que se torna cruel, pois pune alguém por algo que a pessoa fez em outra vida que ela nem sabe o que foi. Então reencarnar para se corrigir de que? E além disso é preciso reencarnar quantas vezes para se corrigir de algo que não se sabe o que?
Caríssimos amigos, devemos sempre nos lembrar do que nos diz as Sagradas Escrituras, em Jo 6,40: “Esta é a vontade de meu Pai: que todo aquele que vê o Filho e nele crê, tenha a vida eterna, e Eu o ressuscitarei no último dia”.