APRESENTAÇÃO

Prezados amigos e amigas,

Em primeiro lugar sejam muito bem-vindos ao nosso blog.

Essa nossa iniciativa tem por finalidade ser um canal de comunicação com todos aqueles que se interessarem e quiserem trocar idéias sobre diversos assuntos ligados à nossa querida Igreja Católica (sua doutrina, assuntos polêmicos, estudo e formação etc).
Vamos juntos alicerçar a nossa fé, naquele que é " O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA".

Fiquem com a Paz de Jesus Cristo e o Amor de Nossa Senhora.

Um grande abraço a todos.

José Vicente Ucha Campos
Contato: jvucampos@gmail.com

quinta-feira, 15 de julho de 2010

TATUAGEM

P: É pecado fazer tatuagem ?
R:
Devemos lembrar sempre que qualquer marca que se queira fazer em nosso corpo, é uma alteração de como fomos criados.
Daí devemos nos perguntar:
Por que eu quero fazer uma tatuagem? É para parecer diferente? É uma forma de protesto, de revolta? É por pensar que eu faço o que quero e ninguém tem nada com isso? É para ficar na moda? É para lembrar de alguém? Etc.
Em cima disto, eu pergunto:
Você está disposto a lidar com as consequências de uma marca em seu corpo, para toda a vida? E se você enjoar dela? E se a moda passar? Ou se o motivo pelo qual você a fez não existir mais? E se, de repente, ela lhe trouxer más recordações?
Acho que você deveria pensar no conselho nos dados pelas Sagradas Escrituras, na primeira carta de São Pedro, cap.3, versículos 3 e 4 (1Pd 3,3-4): “Não seja o vosso adorno o que aparece externamente: cabelos trançados, ornamentos de ouro, vestidos elegantes; mas tende aquele ornato interior e oculto do coração, a pureza incorruptível de um espírito suave e pacífico, o que é tão precioso aos olhos de Deus”.
No A.T., existem diversas passagens que condenam a tatuagem, tais como em Lv 19,28: “Não fareis incisões na vossa carne por um morto, nem fareis figura alguma no vosso corpo. Eu sou o Senhor”. Isso acontecia porque os povos com os quais os israelitas conviviam, usavam a tatuagem como uma forma de adoração aos falsos deuses, ou para afastar os espíritos maus.
Dessa forma o cristão católico deve pensar muito antes de fazer uma tatuagem em seu corpo, lembrando sempre que o nosso corpo é TEMPLO DO DIVINO ESPÍRITO SANTO, conforme podemos ver em 1 Cor 6, 19-20: “Ou não sabeis que o vosso corpo é templo do Espírito Santo, que habita em vós, o qual recebestes de Deus e que, por isso mesmo, já não vos pertenceis? Porque fostes comprados por um grande preço. Glorificai, pois, a Deus no vosso corpo”.
Acho, queridos amigos e amigas, que temos coisas muito mais importantes para pensar e fazer em nossas vidas. Mas, se você ainda está na dúvida, procure um sacerdote e faça uma orientação espiritual com ele. Isso o ajudará muito.
No mais, reze a Deus e ao Espírito Santo para dar-lhe discernimento e sabedoria para enfrentar as tentações e dificuldades que aparecem em suas vidas. Que Deus os abençoe!