APRESENTAÇÃO

Prezados amigos e amigas,

Em primeiro lugar sejam muito bem-vindos ao nosso blog.

Essa nossa iniciativa tem por finalidade ser um canal de comunicação com todos aqueles que se interessarem e quiserem trocar idéias sobre diversos assuntos ligados à nossa querida Igreja Católica (sua doutrina, assuntos polêmicos, estudo e formação etc).
Vamos juntos alicerçar a nossa fé, naquele que é " O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA".

Fiquem com a Paz de Jesus Cristo e o Amor de Nossa Senhora.

Um grande abraço a todos.

José Vicente Ucha Campos
Contato: jvucampos@gmail.com

sexta-feira, 16 de julho de 2010

SUPERSTIÇÃO

P: Você é uma pessoa supersticiosa ?
R: Se sim, preste muita atenção na matéria a seguir.


SUPERSTIÇÃO, conforme diz o Catecismo da Igreja Católica - CIC (2111), é um desvio do sentimento religioso e das práticas que ele impõe. Também pode afetar o culto que prestamos ao verdadeiro Deus: por exemplo, quando atribuímos uma importância de algum modo mágica a certas práticas, aliás legítimas ou necessárias. Atribuir só à materialidade das orações ou aos sinais sacramentais a respectiva eficácia, independentemente das disposições interiores que exigem, é cair na superstição (39).

Diz ainda o CIC (2110): O primeiro mandamento proíbe honrar outros deuses, além do único Senhor que Se revelou ao seu povo: e proíbe a superstição e a irreligião. A superstição representa, de certo modo, um excesso perverso de religião; a irreligião é um vício oposto por defeito à virtude da religião.
No item 2117, o CIC nos diz que  todas as práticas de magia ou de feitiçaria, pelas quais se pretende domesticar os poderes ocultos para os pôr ao seu serviço e obter um poder sobrenatural sobre o próximo – ainda que seja para lhe obter a saúde – são gravemente contrárias à virtude de religião. Tais práticas são ainda mais condenáveis quando acompanhadas da intenção de fazer mal a outrem ou quando recorrem à intervenção dos demônios. O uso de amuletos também é repreensível.

Enfim, todas as vezes que alguém tem um desvio do sentimento religioso e passa a dar valor e poder sobrenatural a coisas, objetos, ritos e práticas obscuras, está deixando de lado Deus, o único e verdadeiro ser sobrenatural que tem poder para saber o que vai acontecer conosco e com nossas vidas, além de ser o mais poderoso ser que sempre existiu e que pode nos proteger de qualquer mal que nos possa afligir.

Assim práticas de superstição, não são aceitas pela igreja católica, sejam quais forem elas, tais como:

USO DE AMULETOS:

Trevo de quatro folhas
ferraduras
olho grego
pé de coelho
elefante de costas para a porta da casa
figas
e outros.

Nada disso pode proteger ninguém de coisa alguma. São meras ilusões criadas por quem normalmente quer levar alguma vantagem comercial da fraqueza espiritual das pessoas. Só Deus e os seus anjos, enviados por ele, podem nos proteger do mal. O resto, é enganação e superstição barata, pois nada é maior ou mais poderoso que o Deus único e verdadeiro.

MEDOS SUPERSTICIOSOS:

Da mesma forma, o medo que certas pessoas têm de algumas situações corriqueiras, por acharem que possam trazer algum mal pra elas ou causar alguma coisa ruim, também é rejeitado pela Igreja Católica, tais como:

medo de gato preto
medo de passar debaixo de escadas
medo de sair na sexta-feira 13
achar que a quebra de espelhos dá 7 anos de azar
medo do número 13

É tudo superstição barata, pois nada disso pode fazer mal a ninguém, a não ser o próprio medo criado dentro das pessoas, por elas mesmas, poderá deixá-las abatidas, temerosas e até deprimidas.

E, cadê a confiança em Deus? 

E, o pior, é que existem católicos, que frequentam a missa aos domingos e acreditam nessas bobagens. Está faltando formação e aprofundamento na doutrina e nas Sagradas Escrituras.

Sem contar ainda, aqueles católicos que aos domingos frequentam a missa, todos fervorosos e quando chega a virada do ano, vão para a praia para pular 7 ondas na entrada do Ano Novo e só passam o Ano Novo vestidos de branco para dar sorte no ano que está começando.

É..., estão precisando verificar direitinho que religião eles querem seguir, se a de Jesus Cristo, que é o Senhor de tudo e o Todo Poderoso, ou as seitas espíritas, como o candomblé. 

Mas, vale ressaltar, que não dá pra seguir as duas, pois são incompatíveis. Ou se é cristão verdadeiro ou se segue o candomblé.

A adoração, a idolatria, a superstição, o uso de amuletos e diversas práticas e comportamentos supersticiosos, vão de encontro ao que o próprio Jesus nos falou, quando resumiu os deveres do homem para com Deus nestas palavras:

«Amarás o Senhor teu Deus com todo o teu coração, com toda a tua alma, com toda a tua mente» (Mt22, 37) (1). Elas são um eco imediato do apelo solene: «Escuta, Israel: o Senhor nosso Deus é o único» (Dt 6, 4).

Deus foi o primeiro a amar. O amor do Deus único é lembrado na primeira das «dez palavras». Em seguida, os mandamentos explicitam a resposta de amor que o homem é chamado a dar ao seu Deus.

«Eu sou o Senhor, teu Deus, que te tirei da terra do Egito, dessa casa da escravidão. Não terás outros deuses perante Mim. Não farás de ti nenhuma imagem esculpida, nem figura que existe lá no alto do céu ou cá em baixo, na terra, ou nas águas debaixo da terra. Não te prostrarás diante delas nem lhes prestarás culto (Ex 20, 2-5) (2).


Está escrito: "Ao Senhor, teu Deus, adorarás e só a Ele prestarás culto" (Mt 4, 10).

Por: José Vicente Ucha Canpos